segunda-feira, 10 de novembro de 2008

APROVEITANDO LENDAS E MITOS

Aproveitando lendas e mitos
Como foi dito – Água, Ar, Terra e Fogo – parecem conter informações mais articuladas com as disciplinas relacionadas às ciências humanas com a geografia e historia e com outras matérias Mas um exame mais detalhado do conteúdo pode inspirar outras abordagens interessantes, de caráter transdisciplinar e interdisciplinar com os alunos e professores.
Ao explorar as histórias introdutórias de cada um dessas lendas e mitos, que citam elementos das culturas indígena e africana, e mesmo da antiga mitologia greco-romana. Por exemplo, no Caderno Ar, a história “Senhora dos Ventos” menciona Iansã (Brasil) ou Oyá (África), que é a senhora do ar e do vento, dos raios e das tempestades, a “Dona dos Espíritos”.
Simbolicamente são as entendidas e criadas por diferentes povos espelham a força dos elementos da natureza. Professores podem tomar como base as colocações nas histórias, para a construção de articulações interessantes, em disciplinas como História e Geografia, mas não só nestas matérias as outras tem particularidade também nestes estudo de lendas e mitos.
Com a leitura, acompanhada do estímulo à realização de pesquisas adicionais e discussões para contextualizar e debater sobre os mitos e lendas, que vem sendo estudado a vários séculos, propicia o entendimento de como esses elementos foram se constituindo na natureza e na cultura humana. E isso contribui para compreender uma história de ocupação do planeta e como surgiu e se transformou a terra. Com isso facilita melhor entendimento,para alunos e professores e a humanidade.

Nenhum comentário: