segunda-feira, 24 de novembro de 2008

projeto sobre a mata ciliar

TEMA: Preservação da mata ciliar.

PROBLEMA: Trabalhar e conscientizar as pessoas de preservar o meio natural do local.

JUSTIFICATIVA: Que nós ultimo anos e décadas esta havendo um grande debate sobre os problemas com o meio ambiente, estes estão preocupados com degradação da natureza, estamos vivendo vários problemas com a degradação das matas ciliares na nossa região, por causa dos meios socioeconômicos e do capitalismo aonde poder do capital esta sendo explorador desses meios naturais e ambientais. Como ponto central de discussões no mundo todo e também na nossa região. A mata ciliar é de grande importância para os rios da nossa região, seu fator é proteger e preservar seu leito disponível. È importante para abrir uma grande discussão e com compromisso de trabalhar com as crianças e adultos, despertando um interesse e consciência com necessidade de preservar os que nós resta ainda, é de grande importância implantar esse projeto de recuperação da mata ciliar nós leitos dos rios.

OBJETIVO GERAL:
-Possibilitar e compreender a importância de preservar a mata ciliar, através de diversos atividades de conscientização e valorização e prevenção do meio ambiente de forma reflexiva sobre fatos sócias e globais.

OBJETIVO ESPECIFICOS:
-Trabalhar a educação ambiental na escola e com população alvo sobre a mata ciliar.
-Desenvolver consciência ética e moral sobre todas as formas de vida existentes neste local, as quais nós usufruirmos e compartilhamos desses ciclos de vida.
-Analisar os limites dessa forma de vida e seus recursos disponíveis neste local para a população.
-Estimular a conscientização individual e coletiva de preservação da mata e não de degradação da mata ciliar.
-Promover atividades pedagógicas nas escolas e também na sociedade com um todo.
-Analisar e compreender a importância da mata ciliar em nossos rios.

DESENVOLVIMENTO:
-Realização de seminários nas escolas e na sociedade, em conjunto com as escolas e prefeituras e empresas participantes, e ajuda da policia ambiental e outras entidade interessadas.
-Debater e dialogar sobre a educação ambiental e prevenção da mata ciliares em discussão nas escolas e pessoas da sociedade e publico alvo que esta interessada em participar.
-Confecções de cartazes e panfletos, e divulgação na mídia.
-Elaboração e execução do projeto de reflorestamento das margens dos rios da nossa região, realizados com os alunos das escolas e com a população alvo e empresas participantes deste projeto, a doação de mudas de árvores típicas da nossa região pela prefeitura e as empresas participantes e auxílio de agricultores também é importante para identificar os locais devastados. E com auxílio da policia ambiental para localizar as áreas aonde foi retirada a mata ciliar. Realizar punições severas de quem destrói estes locais depois de ter feito este plantio destas árvores.

CRONOGRAMA:
Este vai ser um projeto, que estará sendo executado em escola e com a sociedade, durante um ano e se dar grande ênfase dará continuidade para próximo ano com maior participação de escolas e empresas e população alvo.

AVALIAÇÃO:Dar continuidade durante um ano letivo e também a população em interesse e empresas integradas a esse projeto.

Nenhum comentário: